quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Gabriel, o Pensador

Aconteceu hoje (10/09/2009) a abertura do primeiro Festival Literário de Cataguases, FELICA que contou com a palestra do Gabriel, o Pensador, no Edgard Cine Teatro. O evento encheu o espaço com alunos das escolas de Cataguases e de algumas cidades vizinhas ao município, que ficaram envolvidos com a animação e simplicidade do poeta.

Gabriel falou sobre seu livro “Diário Noturno” e relatou como escreveu alguns dos poemas que recheiam a obra. Além disso, com a presença de seu irmão Tiago Mocotó, cantou uma versão que criaram para a música Get up, stand up, de Bob Marley, que fala sobre o combate as injustiças e estimula as mudanças sobre as coisas que não aceitamos, como no trecho que diz, “Quem quer justiça faz a luz acender/Vou lutar pelo que é meu”.

O poeta também incentivou a leitura e hábito da escrita. Contou que desde novo gostava de escrever sobre pessoas interessantes, família, amigos e cotidiano. “A poesia tem uma forma muito interessante de registrar uma fase ou um momento da vida como uma fotografia, especialmente para quem escreve”, completou.

Com um jeitinho de “menino despojado”, Gabriel contagiou a platéia que durante quase uma hora e meia de palestra parou diante da eloqüência e de uma forma só sua de declamar seus poemas.



Priscilla Cortinez entrega um presenta dos organizadores do FELICA para o Gabriel:

4 comentários:

  1. A muito tempo que Cataguases precisava de um evento como este.
    Parabéns Geraldo filho, que esse evento perdure por longo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Antonio.
    Assim como o Geraldo, todos os organizadores do evento ficam felizes com o seu elogio. Espero que seja proveitoso e que muitos dos que participaram tornem-se bons leitores.
    Abraços,
    Filipe Machado

    ResponderExcluir
  3. Geraldo e equipe, parabéns pela iniciativa ! Gabriel,sem igual! Festival ímpar !
    A cidade e cidadãos agradecem...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos organizadores, deram um exemplo de que quando se quer podemos realizar muito pela nossa cidade.Abraços!!
    Fabiano Damásio
    Portalcataguases

    ResponderExcluir