sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Futebol e literatura




Futebol e literatura se encontraram no Teatro Rosário Fusco nesta quinta-feira (11/09/2009). Os palestrantes Geraldo Filho e Luciano de Andrade falaram sobre a relação entre suas duas paixões nacionais: o esporte e a prática da leitura.

Luciano, que fez seu mestrado sobre o tema, comentou sobre autores como Nelson Rodrigues, José Lins do Rêgo e Carlos Drummond de Andrade, que dedicaram vários poemas ao futebol. “Assim como a literatura, futebol também é arte. Nelson Rodrigues, por exemplo, conseguiu muito bem usar um olhar mais subjetivo sobre o esporte. O cruzamento entre essas artes gerou textos maravilhosos”.

Geraldo Filho falou sobre a paixão exposta claramente nos hinos e textos que têm como tema o futebol. “Os caderno de esportes são os mais lidos, porque o texto é envolvente e a gente lê com uma dupla paixão, o amor pelo texto e pelo esporte”, completou.

A palestra foi despojada, com um certo tom de conversa e conseguiu contagiar até aqueles que nunca imaginaram ver bola de futebol em letras rimadas.


Um comentário:

  1. Tinha que ter uma palestra sobre futebol, né Geraldo?! Pena que o seu time não tem te dado muitas felicidades...

    ResponderExcluir