sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Afonso Romano de Sant`Anna abre o FELICA 2010

Afonso Romano de Sant'Anna

“Que país é esse?” A pergunta que dá nome ao livro de Affonso Romano de Santana, publicado em 1980 e relançado 30 anos após sua primeira edição, foi o ponto chave da palestra ministrada pelo escritor na noite de quarta-feira, oito de setembro, no Centro Cultural Humberto Mauro, durante a abertura do FELICA 2010.

O poeta e a mediadora Luciana Netto de Sales

Com a mediação da coordenadora do curso de letras do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Luciana Netto de Sales, Affonso iniciou sua análise sobre a obra partindo da frase “Uma coisa é um país, outra coisa é um ajuntamento”, fazendo referência à organização política e histórica do Brasil. Suas experiências no Brasil e Estados Unidos durante os anos 60 e 70, seu aprendizado das lutas sócio políticas travadas pelas minorias americanas, a luta contra a opressão, contra o machismo e o racismo, tudo isso serviu de base para a obra.

Após o debate, aconteceu no hall do Centro Cultural Humberto Mauro o lançamento do livro. Para o organizador do Felica, Geraldo Filho, a vinda de autores ilustres, como Affonso Romano de Santana, engrandece não só o festival como também enche de honra os leitores de Cataguasenses e região.

Na cidade de Leopoldina, antes de sua palestra em Cataguases, Afonso Romano visita Casa de Leitura

Afonso Romano, Geraldo Filho, Marco Andrade e Rodney Rocha

O poeta foi recebido por Marco Andrade, coordenador da Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, e Rosângela Moreira Lima, Superintendente Municipal de Cultura de Leopoldina, juntamente com professores e artistas da cidade, para conhecer as instalações recentemente inauguradas pela Energisa.

Afonso Romano e Rosângela Moreira Lima

Depois de um café no qual pode conhecer mais sobre os projetos, Afonso Romano elogiou a iniciativa da empresa em criar e manter o espaço e o trabalho realizado pela equipe da Casa de Leitura e da Superintendência de Cultura.

* Texto de Samuel Pereira e fotos de Ana Carolina Carneiro e Rodney Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário